Departamentalização CEOMG

Liderança

(Em construção)

Evangelização Infantil

Este momento será destinado para as discussões acerca da Evangelização do Espírito e seus desdobramentos, com o objetivo de iniciar, em conjunto, a construção do Plano de Trabalho para toda a região do 5º CRE, sendo, por isto, de fundamental importância a participação dos jovens e lideranças de juventude da regional neste momento na CEOMG.

A metodologia a ser utilizada será compartilhamento das vivências e das ações desenvolvidas na área da infância por toda a região, bem como a discussão do documento “Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância: Subsídios e Diretrizes”.

Iremos, também, apresentar propostas de trabalho para este ano de 2016, objetivando unificar as ações e assim promover a interlocução entre as áreas da infância, da juventude e da família, enfoque de todo o trabalho.

Juventude

O momento tem por objetivo a troca de ideias e experiências na área da juventude, a partir das ações já implementadas na região por suas respectivas casas espíritas e mocidades, possibilitando debate e reflexão com um levantamento de dificuldades. Também objetiva trabalhar brevemente os documentos orientadores da FEB para o setor da juventude, bem como a apresentação de propostas do 5o CRE para o ano de 2016, dentre as quais, a união das áreas da infância, juventude e família, no sentido de unificar as ações na direção da Evangelização do Espírito. Essas atividades servirão como disparo para a posterior construção do plano de trabalho para a regional, sendo, por isto, de fundamental importância a participação dos jovens e lideranças de juventude da regional neste momento na CEOMG. Esperamos vocês

Família

“O Lar é um curso ligeiro para a fraternidade que desfrutaremos na vida eterna. Sofrimentos e conflitos naturais, em seu círculo, são lições” (Jesus, por Neio Lúcio, Jesus no Lar)
O setor de família está retornando aos nossos quadros de trabalho, com o intuito de pensar e propor ações que alcance a urgente tarefa de auxiliar aos principais responsáveis pela orientação dos espíritos reencarnados em suas redefinições para esta reencarnação;
Temos a intenção de reforçar a linha de frente, junto ao Departamento de Infância e Juventude – DIJ, na promoção de projetos: sensibilizando, capacitando e mobilizando.
Pretendemos alcançar 04(quatro) objetivos com a nossa reunião regional, na CEOMG:

  1. Mapeamento das ações já desenvolvidas, dentro do setor, em nossa região;
  2. Reflexão sobre os objetivos de atuar neste setor;
  3. Apresentação da proposta de trabalho do DIJ;
  4. Troca de ideias, para orientação às dificuldades trazidas;

Estudos Espíritas

(Em construção)

Mediunidade

A prática de Mediunidade na visão Espírita apresenta em suas características, uma conotação específica e única, permitindo àquele que se educa e aprimora as suas faculdades medianímicas, ações dentro de uma perspectiva consciente a acima de tudo segura, originando saúde, bem-estar e consolação aos aflitos, por parte daquele que a pratica.

Conforme nos orienta Allan Kardec quando se refere a esta ação vivenciada á título de trabalho e de crescimento espiritual, o Centro Espírita é a verdadeira escola do médium que atende ao chamamento Divino para este labor.

Neste sentido, propõe-se neste espaço de reflexões, trocas de experiências acerca da temática assim como das práticas desenvolvidas em nossas instituições a partir do estudo, do entendimento e da compreensão das diretrizes Espíritas reafirmadas pelas obras da Codificação.

Portanto, esta ação almeja atingir a finalidade de avaliar e enriquecer as práticas dentro de um contexto regional sobre o setor da Mediunidade assim como levantar as pendências e dificuldades advindas das estruturas em funcionamento ou em fase de estruturação nas Casas Espírita presentes.

Atendimento Espiritual

O Departamento tem como objetivo sensibilizar o movimento espírita para a necessidade de sistematizar as tarefas do Atendimento Espiritual no Centro Espírita.

  1. Estimular e assessorar a capacitação, de forma continuada, dos dirigentes e trabalhadores espíritas para o correto entendimento de cada área abrangida pelo Atendimento Espiritual no Centro Espírita, quais sejam: Recepção, Atendimento Fraterno pelo Diálogo, Atividade de Explanação do Evangelho à Luz da Doutrina Espírita, Atendimento pelo Passe, Irradiação, Evangelho no Lar e Implantação do Evangelho no Lar, assim como para a percepção de seu inter-relacionamento, favorecendo a integração de uma realidade maior;
  2. Propiciar a visualização da necessidade de adequação das estruturas físicas e de recursos humanos no centro espírita para atender ao processo do atendimento espiritual;
  3. Otimizar as diversas atividades transformando-as em uma sequência coordenada, que facilitará a implantação do Atendimento Espiritual no Centro Espírita;
  4. Contribuir na melhoria das atividades do Atendimento Espiritual já realizadas em nossos centros espíritas.

Comunicação Social

Este departamento visa trabalhar toda área de comunicação visual, escrita e falada da casa espírita que tem a finalidade de divulgar o espiritismo e o evangelho ajudando no processo educativo da alma. Além da discussão de diretrizes para melhor atingir o público com a mensagem passada, o processo de evangelização do ser emerge com o principal meta desta área.

Durante este trabalho a ideia é buscar conhecer o que cada trabalhador, casa espírita e AME/ARE tem feito nesta área, como tem sido o trabalho, e na troca de ideias fortalecer os laços de amizade, e encontrar soluções dos problemas da área. Também a discussão do plano diretor com vigência até 2024 vindo da FEB, será apresentando e discutido, bem como as ações realizadas em conjunto com a União Espírita Mineira.

A busca é criar, fortalecer e motivar a criação e continuação desse importante departamento nas casas espíritas, AMEs/AREs em toda a região.

Assistência e Promoção Social Espírita

O Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita tem como objetivo refletir, discutir, trocar experiências, entre outros, sobre o trabalho de assistência social que as Casas Espíritas oferecem a nossos irmãos menos favorecidos economicamente. Assim como, a importância de se realizar esse trabalho em conjunto com outros setores da Casa Espírita, a fim de melhor auxiliar aqueles que necessitam da assistência social da casa.
    
Partindo do pressuposto que o Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita deve ser realizado sem imposições, de forma integrada, com orientação doutrinária e assistência espiritual, de modo que possa constituir-se em um dos meios para a libertação espiritual do homem, finalidade primordial da Doutrina Espírita. (OCE, cap. VIII, item 4-a).

Teoricamente essa reflexão será embasada em dois documentos da Federação Espírita Brasileira (FEB) que tratam sobre o assunto, sendo eles, “Orientação ao Centro Espírita” e o “Manual de Apoio ao Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita (SAPSE).”

Sua presença neste departamento será de grande importância para nós do 5º Conselho Regional Espírita (5º CRE) de Minas Gerais! Venha participar conosco para que juntos possamos construir esse belíssimo trabalho que as Casas Espíritas realizam!

Formação Inicial de Trabalhadores Espíritas

(Em construção)