Conhecendo as oficinas da CEOMG

Esperanto

A oficina de esperanto tem por objetivo promover o contato do participante com sua essência divina, abordando ludicamente o ideal esperantista para cativá-lo a entender as leis divinas e naturais. Os oficineiros perceberão o esperanto como um instrumento adequado para aprender estas leis, pois ele instiga a tolerância relativa às diferenças culturais. A partir do esperanto, aumenta-se o raio de convivência, aprende-se sobre outras culturas, outros modos de vida e relaciona-se melhor com toda a família espiritual humana.

Evangelhoterapia

É uma oficina reflexiva baseada nas palavras e conceitos do Evangelho de Jesus. Nossa proposta é promover o autoconhecimento e o despertar da consciência para questões pessoais que precisam ser cuidadas à luz do Evangelho. Utilizamos dinâmicas sistêmicas, a colaboração e a cumplicidade entre os participantes. Como o tema deste ano é Família - fraternidade com Jesus, abordaremos o amor às nossas origens, como forma de aproximação de Deus. Sejam bem vindos!!!

Expressões do Espírito

Através de dinâmicas, verbalização, músicas e outros recursos, refletir sobre emoções: raiva, dor, angustia, esperança, alegria, etc, expressando o que vai à alma através do corpo.

Cada um de nós, seres humanos espirituais, estamos explorando em nossos corpos e mentes novas formas de experimentarmos a vida. Através deste processo de descoberta cada um de nós desenvolve um nível profundo de compreensão da vida e uma maior capacidade de expressar nossa essência Divina. A autotransformação pessoal, então, é iniciada pela percepção de que somos capazes deste acesso. Em outras palavras, nosso corpo, com suas capacidades físicas, nossa mente com emoções, não são o repositório de nossas intenções sagradas. A alma que é o berço da nossa essência Divina, e ao mesmo tempo, é o veículo de acesso do despertar de nossas intenções sagradas, o que abre as portas para nossa profunda autotransformação através da integração corpo, mente e Alma. Assim a oficina é a pontinha; o grão de areia para o despertar deste processo.

Música na Casa Espírita

A música, como a primeira das artes, sempre esteve presente como manifestação da cultura humana. Deste modo, o que o espiritismo tem a nos dizer sobre a música? Como já disse o grande maestro Rossini: “O espiritismo, moralizando os homens, exercerá, pois, uma grande influência sobre a música. Produzirá mais compositores virtuosos, que comunicarão as suas virtudes fazendo ouvir as suas composições. ” Assim, a proposta da oficina de música é estimular a emissão da harmonia que vibra em nós. Para isso, conversaremos bastante para que possamos compartilhar experiências e aprender na teoria e na prática como a música pode nos auxiliar junto à doutrina espírita. Sê bem-vindos amigos!

Atendimento Fraterno

A Oficina de Atendimento Fraterno, se caracteriza como uma proposta de trabalho dinâmico, interativo e sobretudo introspectivo, com a finalidade de conduzir o  integrante a reconhecer e desenvolver dentro de si mesmo capacidades e habilidades de escuta e de auxílio tendo como fundamento o Evangelho de Jesus á luz da Doutrina Espírita em sua compreensão e vivência, junto á  aqueles que solicitam ajuda na Casa Espírita em que milita.

A implantação deste setor assim como a capacitação deste trabalhador consiste em receber fraternalmente aquele que busca o Centro Espírita, dando-lhe a oportunidade de expor, livremente em caráter privativo e sigiloso, suas dificuldades.

Para tanto, os momentos vivenciados nesta proposta de trabalho conduzirá á todos os envolvidos a refletirem suas experiências em torno de atuações pertinentes a esta ação dividida em 03 fases que são: acolhimento, diálogo fraterno e encaminhamento, sendo portanto  vivenciados neste espaço de auto aprimoramento, situações específicas que ocorrem no dia a dia da Casa Espírita.

Meditação

“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto interno e, tendo fechado a porta, ora ao teu Pai em segredo e teu Pai, que vê no segredo, te recompensará”- Jesus.
“Tão necessário quanto a alimentação para uma existência saudável, o cultivo da reflexão, da oração e da meditação torna-se de relevância. A primeira atende às células físicas e o outro àquelas que são de ordem psíquica, geradoras da organização material. Para um bom desempenho existencial, um adequado processo de evolução, torna-se indispensável uma análise profunda do Si, a fim de enfrentar a vida com os seus desafios e encontrar as convenientes soluções. Entre os muitos métodos existentes, somos do parecer que a meditação, destituída de compromissos religiosos ou vínculos sectaristas - mais como terapia que outra qualquer condição - oferece os melhores recursos para a incursão profunda." Joanna de Ângelis.

Na oficina de meditação da CEOMG, não buscaremos ensinar técnicas detalhistas de postura, relaxamento ou entoação de mantras. Será um momento de reconhecer a importância da meditação em nossas práticas espirituais diárias e na casa espírita, seguindo orientações contidas na literatura espírita. Será um momento dedicado ao silêncio externo, treinando o silêncio interior. Praticaremos a meditação buscando diminuir a flutuação incessante de nosso pensamento para, concentrados, por o pensamento acorde com o pensamento divino.
Allan Kardec em A Gênese (cap. II, item 24) escreve: "Nenhum ser haverá, por mais ínfimo que o suponhamos, que não esteja saturado dele (o pensamento divino). Achamo-nos então, constantemente, em presença da Divindade; nenhuma das nossas ações lhe podemos subtrair ao olhar; o nosso pensamento está em contato ininterrupto com o seu pensamento, havendo, pois, razão para dizer-se que Deus vê os mais profundos refolhos do nosso coração. "Estamos nele, como Ele está em nós", segundo a palavra do Cristo (1 João, 4:13)".
Nossa oficina de Meditação será esse momento de entramos para nosso quarto interno e, em silêncio, pela harmonia íntima, unir nosso pensamento à harmonia universal. Vem meditar conosco.

Espiritismo e Arte

"O Espiritismo vem abrir para a arte novas perspectivas, horizontes sem limites. A comunicação que ele estabelece entre os mundos visível e invisível, as indicações fornecidas sobre as condições da vida no Além, a revelação que ele nos traz das leis de harmonia e de beleza que regem o Universo vêm oferecer aos nossos pensadores, aos nossos artistas, motivos inesgotáveis de inspiração." - Léon Denis

O objetivo desta oficina é conscientizar o participante da importância da Arte na vida do ser, bem como, incentivar o uso deste instrumento na evangelização do ser como um todo, estimulando seu poder criativo e sua ação caridosa junto a sociedade.